Facebook, Instagram e WhatsApp criam recursos para maior privacidade dos usuários; saiba como usar
Redação RedeTV!Objetivo é evitar vazamento de conteúdos privados
(Foto: Agência Brasil)
Com a facilidade atual no compartilhamento de dados, fotos e até mesmo de conversas, a cada dia que passa as redes sociais criam formas de preservar a privacidade de seus usuários disponibilizando novas funcionalidades. Nesse ano, o Instagram e o WhatsApp desenvolveram recursos que permitem barrar a distribuição de conteúdos mais sensíveis entre os internautas.
Se você é adepto a pelo menos uma desses redes, já deve ter observado que as atualizações mais recente estão relacionadas ao bate-papo temporário e a visualização única do arquivo.
No Instagram, o modo temporário da DM é uma modalidade que permite a remoção automática de mensagens enviadas pelo bate-papo. O conteúdo é removido instantaneamente quando o usuário sai da conversa, uma boa opção para mensagens com conteúdos sensíveis e sigilosos. A função é ótima para aqueles usuários que pretendem mandar mensagens espontâneas compartilhadas em um exato momento, sem a preocupação de manter a continuidade da conversa e sem deixar registrado o histórico de bate-papo.
Além da exclusão instantânea da troca de mensagens, o recurso permite que o usuário seja notificado quando a tela do bate-papo é capturada, o famoso “print”, possibilitando que a conta que realiza essa ação seja bloqueada ou denunciada.
Como usar o modo temporário:
1. No Direct, abra uma conversa e arraste-a para cima para poder habilitar o modo temporário.
2. Ao ativar, todas as mensagens vistas desaparecerão ao fechar o bate-papo, e qualquer captura de tela notificará o outro usuário.
3. Para sair do Modo Temporário, basta tocar no botão “Desativar modo temporário”, na parte superior da tela.
Em agosto, o WhatsApp disponibilizou uma função como uma já existente no Instagram, que permite a visualização única de um arquivo.
Com o foco em preservar a privacidade do usuário, o recurso é útil para quem não deseja que o conteúdo se espalhe. Por isso, ao usá-lo, o arquivo se autodestrói após a visualização, além de não permitir nenhuma interação. Entretanto, o WhatsApp alerta que o envio de arquivos aconteça com pessoas de sua confiança, pois mesmo com a nova funcionalidade o app não proíbe que uma pessoa capture a tela ou grave antes que o arquivo de mídia desapareça, e o usuário não recebe nenhuma notificação se essas ações forem realizadas, além de não haver controle que outro aparelho seja usado para fotografar ou gravar o conteúdo.
O Whatsapp também possui a função de mensagem temporária, nessa modo, as mensagens da conversa são excluídas pelo aplicativo após sete dias. Quando a função é ativada, todas as mensagens trocadas nesse período desaparecem, contudo, a troca de mensagens feita antes dessa ativação não será deletada.
Como enviar arquivo de visualização única:
1. Selecione a opção de enviar um arquivo;
2. Antes de clicar em enviar, existe um ícone com um número 1, ao lado do botão de enviar;
3. Aperte o botão de enviar.