Temer promete viabilizar reformas da Previdência e tributária para manter apoio do DEM, diz jornal
Redação/RedeTV! com Agência BrasilMichel Temer prometeu que irá se empenhar para a aprovação das reformas tributária e da Previdência no segundo semestre. A promessa do presidente da República teria acontecido durante jantar no Palácio do Jaburu na noite de quarta-feira (19) e seria uma forma de manter o DEM na base aliada do governo. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Segundo a publicação, Temer sinalizou que deve conversar com líderes do seu partido, PMDB, para pontuar os temas previdenciários que serão considerados prioritários. A ideia é que estes itens sejam enviados ao Congresso ainda este ano.Estiveram presentes no jantar na residência de Temer o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e os ministros da Educação, Mendonça Filho (DEM), da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy (PSDB), e da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco (PMDB). No encontro, ACM Neto sinalizou a intenção de se candidatar ao governo da Bahia nas próximas eleições. Por isso, discutiu com Temer e os demais membros do governo questões relativas a obras federais que podem ser executadas no estado.
Desentendimentos
A suspeita de desentendimentos entre PMDB e DEM se intensificou nos últimos dias, pois esses partidos têm interesse em receber deputados insatisfeitos com o PSB. Uma possível disputa pelos parlamentares gerou atenção quanto ao relacionamento dos dois partidos. Mais cedo, o vice-líder do DEM na Câmara, deputado Pauderney Avelino (AM), negou a existência de crise entre seu partido e o PMDB, após ser recebido por Temer.
Nesta quinta (20), Temer embarca para Mendoza, na Argentina, para a Cúpula do Mercosul. A volta está marcada para a tarde de sexta-feira (21).