Queda no PIB de 2016 é ''espelho retrovisor", diz Meirelles
Redação/RedeTV! com ABrO resultado negativo do PIB (Produto Interno Bruto) divulgado nesta terça-feira (7) pelo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) virou assunto durante a abertura da reunião do chamando Conselhão, no Palácio do Planalto.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, amenizou a queda de 3,6% referente ao ano de 2016. Apesar do indicador negativo, o Brasil, segundo ele, está em processo de saída da crise e começa ''claramente'' a crescer.
"O PIB divulgado hoje se refere ao ano passado, é espelho retrovisor. Os índices a seguir refletem o que está acontecendo agora", declarou.
Para este ano, a expectativa do mercado financeiro é que o PIB cresça 0,49%. “Quando o PIB cai muito em um ano e começa a crescer no período seguinte, de uma base muito baixa comparada com a média do ano anterior, o crescimento fica pequeno”, disse.
Henrique Meirelles afirmou acreditar que, no último trimestre deste ano,- comparado ao mesmo período de 2016, o crescimento poderá chegar a 2,4%.