22/07/2016 15:29:00 - Atualizado em 22/07/2016 15:35:00

Policial é flagrado jogando professora negra no chão nos EUA

Redação RedeTV!

(Foto: Reprodução/YouTube)

Uma câmera acoplada ao capô de uma viatura flagrou o momento em que o policial Bryan Richter joga violentamente uma professora negra no chão de um estacionamento em Austin, no Texas (Estados Unidos). A ação aconteceu em junho de 2015, mas só tornou-se público nesta quinta-feira (21). As informações são do NY Post.

Nas imagens é possível ver Richter se aproximando de Breaion King, que dirigia acima da velocidade permitida, pedindo para que ela voltasse para seu carro. Em seguida, o policial diz para a professora colocar os pés para dentro. Ao ter o pedido recusado, o agente parte para cima de King. Com puxões, ele retira a moça do carro e a joga no chão.

Na sequência, o oficial tenta colocar os braços da professora para trás, mas não consegue. Irritado, ele a levanta no ar com um abraço e a derruba novamente. Após a agressão, um outro policial aparece para ajudar na detenção da mulher.

Em uma outra sequência de imagens gravadas por uma câmera dentro da viatura, King questiona a intensidade da abordagem. "Por que tantas pessoas sentem medo dos negros?". "Posso te dar uma justificativa bastante razoável. [Eles têm] Tendências violentas", responde um dos oficiais.

Segundo o Chefe de Polícia de Austin, Art Acevedo, a dupla foi suspensa e uma investigação foi aberta contra o policial que prendeu King. Em entrevista ao NY Post, Acevedo, que é hispânico, se disse indignado com a atitude dos oficiais. 

"Para aqueles que pensam que a vida é perfeita para os negros, eu quero que ouçam essa conversa [entre os policiais e a professora] e me digam que não temos problemas sociais neste país [EUA]", declarou.

Também em entrevista concedida ao jornal estadunidense, King disse que o incidente mudou seu jeito de enxergar a polícia. "Agora sinto medo pela minha vida. Prefiro ficar em casa. Tenho medo de pessoas que eram para supostamente me defender", desabafou.

A divulgação do vídeo veio à tona em meio a atual tensão racial nos Estados Unidos, que atingiu seu ápice durante um protesto no qual um manifestante abriu fogo contra policiais brancos, deixando 5 deles mortos.

Confira:

Recomendado para você

Comentários