03/05/2015 10:24:00 - Atualizado em 03/05/2015 10:37:00

Idoso de 101 anos e outras 3 pessoas são resgatadas com vida no Nepal

Redação/RedeTV!

(Foto: Reuters)

Uma equipe de resgate que trabalha no Nepal informou que retirou um homem de 101 com vida dos escombros de sua casa no sábado (2), uma semana após o forte terremoto que atingiu o país no sábado (25). A informação foi confirmada pela polícia local neste domingo (3). De acordo com agências internacionais, o idoso é Funchu Tamang e morava no distrito de Sindhupalchowk. Ele foi encaminhado para um hospital da região e segue internado. A polícia informou que ele teve lesões no tornozelo esquerdo e na mão e sua condição é estavel.

Outras três vítimas que estavam soterradas no distrito de Sindhupalchowk também foram resgatadas com vida. Segundo oficiais nepaleses, elas também foram encaminhados para um hospital, mas o estado de saúde das vítimas é desconhecido. Dados oficiais contabilizam mais de 7 mil mortos e 14 mil feridos.

Também neste domingo, cinquenta corpos foram encontrados em uma trilha de trekking atingida por avalanche. O local atrai muitos turistas e há a expectativa que cerca de cem estrangeiros estavam no local no momento da tragédia.

Ontem, o governo nepalês afirmou que 'não tinha esperanças de encontrar mais sobreviventes'. Também no sábado, Jamie McGoldrick, representante da ONU, pediu aos governantes que afrouxem as restrições aduaneiras de rotina para 'facilitar' a entrada de equipamentos e produtos gerais para auxiliar as milhões de pessoas atingidas pela tragédia. A burocracia tem deixado aeroportos repletos de itens.

A ONU estima que oito milhões de nepaleses foram afetados pelo abalo. Já membros da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho dizem que estão 'extremamente preocupados' com o destino da população. A Unicef também emitiu um alerta para a situação das inúmeras  crianças que ficaram com a saúde em risco e a falta de alimentos, além de possíveis traumas ocasionados pela tragédia.

Recomendado para você

Comentários