10/11/2015 12:09:00 - Atualizado em 10/11/2015 13:58:00

Fotógrafa documenta o cotidiano de mães adolescentes na Guatemala

Redação RedeTV!

(Foto: Reprodução/Daily Mail/Linda Forsell)

A fotógrafa sueca Linda Forsell passou dois anos na Guatemala para documentar o que acontece com as jovens mães do país - conhecido pelo alto índice de gravidez na adolescência e onde, somente em 2014, mais de 5,1 mil garotas engravidaram antes dos 14 anos. 

De acordo com as informações do Daily Mail, 90% dos casos de gravidez precoce das jovens são efeito de abuso sexual ou de estupro dos próprios parentes e, em 30%, são casos de relações forçadas pelo próprio pai.

Durante sua passagem pelo país, Linda ouviu relatos sobre a forma como algumas engravidaram.

Uma garota, que não teve sua identidade revelada, afirmou que ficou grávida após ser amarrada em uma árvore enquanto um homem de 53 anos a estuprava.

Outra contou que, aos 12 anos, foi vendida como esposa para um rapaz de 22 anos. Na época, ela não sabia que conseguia engravidar. 

(Foto: Reprodução/Daily Mail/Linda Forsell)

Para a presidente do Observatório de Saúde Sexual e Reprodutiva da Guatemala, Mirna Montenegro, uma das grandes causas deste problema é que os pais acreditam serem donos da vida das filhas. "Nós ouvimos os pais dizerem: 'ela é minha filha e minha propriedade, então eu vou fazer com ela o que eu quiser'", alegou Mirna.

Carolina Escobar, diretora de um abrigo no país da América Central, apresenta também um outro motivo para o alto número de casos de gravidez na adolescência. "A Guatemala tem uma cultura de tolerância à violência sexual contra garotas e mulheres. Aqui, essa violência é normalizada, e é até justificada. É um tabu que precisa ser discutido por nossa sociedade", disse.

Apesar da crueldade contra as jovens, Linda acredita que a construção educacional e ideológica sobre o assunto também influencia o agravamento da situação. "Em muito casos, essas pessoas não estão sendo más, apenas acreditam que é normal", concluiu Linda que, mesmo com as circunstâncias que encontrou, acredita que "há esperança".

Veja as fotos:

(Fotos: Reprodução/Daily Mail/Linda Forsell)

Recomendado para você

Comentários