24/11/2016 17:21:00 - Atualizado em 24/11/2016 17:24:00

Revista usa modelo branca para representar "beleza negra" e gera revolta na web

Redação/RedeTV!

Foto: Reprodução/Instagram

Especializada em beleza negra, a revista americana "Black Hair" virou algo de críticas na web após utilizar uma modelo branca na capa da nova edição, correspondente aos meses de dezembro e janeiro. Oferecendo "um pacote de inspiração de cabelos para mulheres negras e pardas", a publicação ilustrou a matéria com a foto da modelo Emily Bador.

Utilizando sua conta do Instagram, Emily criticou o uso de sua imagem e garantiu que não sabia que ela seria usada para ilustrar a capa da revista.  "Eu gostaria profundamente e sinceramente me desculpar a todos por isso, especialmente às mulheres negras. Eu sinto muito por essa capa ter sido tirada de uma mulher negra. Essa imagem é de 3/4 anos atrás, ela nunca foi feita na intenção de ser a capa dessa revista. Se eu soubesse que ela ia ser publicada, eu nunca teria concordado com isso. Eu estou triste e brava de que nunca fui procurada pelo fotógrafo, salão de beleza ou qualquer um se essa imagem poderia ser usada na capa da revista Black Hair", escreveu a modelo londrina. 

Nas redes sociais, muitos internautas mostram-se revoltados com a nova edição. "Essa capa não faz sentido algum com o que vocês pregam!", comentou uma jovem no Twitter. "Isso me faz questionar se vocês ao menos são negros, para começar", escreveu outra. 

Após a grande repercussão negativa, Keysha Davis, diretora da revista, emitiu um comunicado na se desculpando pelo mal entendido e afirmou não saber que a modelo não era negra. "Nós sempre pedimos para agencias e salões de beleza nos enviarem imagens para a revista, afirmando especificamente de que as modelos precisam ser negras ou pardas. Nós apenas temos a palavras deles e, claro, tentamos usar nosso próprio julgamento. Nós temos consciência de como a mulher negra não é representada na mídia e a última coisa que gostaríamos de fazer é contribuir para nosso apagamento", escreveu. 

Foto: Reprodução/Instagram

Aos 12 anos, MC Soffia faz crítica ao racismo

Recomendado para você

Comentários