Campanha na rede social utiliza atriz famosa para lembrar de tragédia em Mariana
Luiz Anversa/RedeTV"Um mês tinha se passado e a tragédia em Mariana já não era assunto na mídia, já não aparecia no Google". A revolta é de Manuel Rolim, diretor de Criação da Filadélfia Comunicação, agência de publicidade localizada em Minas Gerais.
Com esse sentimento, ele foi um dos criadores da campanha #NãoEsqueçaMariana, lançada em dezembro de 2015, um mês depois do maior desastre ambiental da história do Brasil. O episódio deixou 19 mortos e consequências nefastas para o ecossistema local.
Rolim falou que teve a ideia de trazer Mariana Ximenes – claro que pelo nome, mas também porque seria uma forma de deixar o desastre ambiental em pauta utilizando uma atriz famosa que, mesmo involuntariamente, era notícia pelo simples fato de ser uma celebridade. Veja como ficou o vídeo de 2015:
"Ximenes adorou a ideia. Neste ano, ele veio a Minas para um compromisso profissional e entrou em contato para fazer outra campanha. Mais uma vez, de graça", contou o diretor da agência.
Rolim também argumentou que o foco do #NãoEsqueçaMariana é viralizar nas redes sociais, "onde os desdobramentos são muito maiores", argumentou. Veja como ficou o vídeo da campanha deste ano:
O rompimento da barragem de Fundão, localizada no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35km de Mariana, despejou 39 milhões de metros cúbicos de rejeitos. A lama chegou ao Rio Doce, cuja bacia engloba 230 cidades de Minas Gerais e Espírito Santo.
A barragem era controlada pela Samarco Mineração (uma aliança entre a Vale e a BHP Billiton). Ninguém foi preso até o momento mesmo depois da conclusão de três inquéritos criminais da Polícia Civil de Minas Gerais, a pedido do Ministério Público Federal.