Receita acredita que joias podem ter sido "ocultadas" propositalmente por assessor ao optar pela via "nada a declarar"
Redação RedeTV!Para a Receita, os objetos eram um presente para Estado e, portanto, deveriam ser registrados como patrimônio da União, disse funcionário
(Foto: Agência Brasil)
Um funcionário da Receita Federal disse, nesta segunda-feira (6), que o assessor de Bento Albuquerque, ex-ministro de Minas e Energia, ocultou propositalmente as joias avaliadas em R$ 16,5 milhões ao optar pela via “nada a declarar” na alfândega do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
Representantes do Ministério Público Federal em Guarulhos, da Polícia Federal e da Receita Federal se reuniram hoje em São Paulo para discutirem sobre o caso das joias trazidas das Arábia Saudita, em 2021 para presentear a então primeira-dama Michele Bolsonaro.
O funcionário relatou que o órgão recebeu com surpresa o fato do ex-ministro Bento Albuquerque não ter declarado os presentes para o casal Bolsonaro, uma vez que havia sido informado da necessidade da declaração.
Para a Receita, os objetos eram um presente para Estado e, portanto, deveriam ser registrados como patrimônio da União, segundo o funcionário. A explicação foi informada ao assessor e ao ex-ministro.
Um inquérito policial deve ser instaurado com a chegada dos documentos da Receita Federal, cuja responsabilidade pela investigação ficará com a Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários.
O caso
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a Receita Federal apreendeu, em outubro de 2021, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, um colar, um anel, um relógio e um par de brincos de diamantes. As joias seriam um presente do governo da Arábia Saudita para a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro.
Os objetos foram encontradas com um membro da comitiva do Ministério de Minas e Energia, que havia desembarcado no Aeroporto de Guarulhos em 2021, depois de uma viagem oficial ao Oriente Médio.
Por não ter sido declarada como item pessoal e nem como presente para o estado brasileiro, as joias foram apreendidas pela Receita Federal.
Veja também!
>>> Tarcísio diz que sirenas serão instaladas em São Paulo até o próximo verão
>>> Covid-19: Brasil ultrapassa marca de 1 milhão de doses aplicadas da vacina bivalente
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube