Ouça o áudio que levou à prisão do senador Delcídio do Amaral
Redação/RedeTV!A RedeTV! obteve áudio gravado por Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da área de Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, que teria sido entregue à Procuradoria-Geral da República. O diálogo acontece entre Bernardo, o advogado Edson Ribeiro e o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), que fala sobre as investigações da Operação Lava Jato. Na escuta é possível ouvir conversas a respeito de uma possível fuga internacional de Nestor pela e planos para retirar sua tornozeleira.
A RedeTV! foi a primeira emissora de TV a divulgar o áudio. A cobertura do caso teve início logo pela manhã, durante o programa Melhor Pra Você, com informações do repórter Eric Klein direto de Brasília. Os jornalistas Mauro Tagliaferri e Amanda Klein comentaram o caso e as possíveis repercussões ao lado de Sonia Abrão no programa A Tarde É Sua. A cobertura completa prossegue ao longo da programação e no RedeTV News, a partir das 21h50.
Áudios que teriam sido gravados pelo filho do ex-diretor da Petrobras Delcídio do Amaral (PT-MS), o banqueiro André Esteves, presidente e controlador do BTG Pactual, e Cerveró com proposta para que o último aceitasse R$ 50 mil mensais em troca de não aceitar delação premiada ou, caso aceitasse, não citasse Delcídio no depoimento.
Delcídio teve prisão preventiva decretada, ou seja, sem prazo para ser liberado. Já Esteves está sob prisão temporária de cinco dias, que pode ser estendida pelo mesmo prazo, segundo o Supremo Tribunal Federal (STF).
Esteves estava na casa da família, no Rio de Janeiro, no momento da chegada da PF, e foi preso temporariamente por cinco dias, que podem ser estendidos pelo mesmo prazo. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o banqueiro teria se oferecido para bancar os R$ 4 milhões que seriam utilizados para bancar o plano de fuga de Cerveró para o Paraguai, a fim de evitar a delação premiada, e também para não ser citado caso ocorram os depoimentos.