Invasão hacker pode ter desviado verba da União, diz jornal
Redação RedeTV!Criminosos invadiram o sistema responsável pelos pagamentos do governo federal
(Foto: Divulgação/PF)
A Polícia Federal investiga uma suposta invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), responsável por realizar todo o processamento, controle e execução financeira, patrimonial e contábil do governo federal brasileiro. Segundo a 'Folha de S.Paulo', é possível ainda que tenha havido desvio de recursos públicos.
A PF suspeita que, com as credenciais verdadeiras de usuários autorizados a realizar pagamentos, os criminosos conseguiram emitir ordens bancárias e desviar recursos da União. O valor, no entanto, ainda não foi calculado.
De acordo com a TV Globo, mais de um ataque ao sistema aconteceu ainda neste mês. O caso começou a ser investigado há cerca de duas semanas.
Apurações do R7 indicam que um dos pagamentos ainda foi realizado com o login roubado de um gestor da Câmara dos Deputados, via Pix, o mesmo usuário que teria gerado a chamada ordem de serviço. O fato intriga pois, na teoria, o pagamento não pode acontecer nesta modalidade e nem pelo CPF de quem gerou o pedido.
Veja também!
- Incêndio em Curitiba atinge pelo menos seis casas e deixa uma pessoa ferida
- Milhares de pessoas protestam contra reformas de Petro na Colômbia
- Supremo mantém decisão do TSE que multou Bolsonaro
Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube: