30/05/2024 16:12:00

Governadora de PE defende que PSDB ajude Lula a governar

Redação RedeTV!

Raquel Lyra apoia criação de autoridade climática federal

(Foto: Divulgação / RedeTV!)

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), disse discordar da decisão do seu partido de fazer oposição ao governo Lula. Para ela, os tucanos deveriam adotar uma posição “independente”, mas “ajudar naquilo que é necessário”.

Raquel Lyra, primeira mulher eleita para governar Pernambuco, deu entrevista ao “É Notícia” na última segunda-feira, em Recife, no Palácio do Campo das Princesas. A conversa com o jornalista Kennedy Alencar vai ao ar nesta quinta-feira (30) às 23h45.

A governadora de Pernambuco defendeu a criação de uma Autoridade Nacional de Segurança Climática. Segundo ela, a autoridade climática ajudaria o país “a ter estratégias mais claras” para enfrentar os eventos climáticos extremos.

“A gente precisa trabalhar grandes planos de macrodrenagem, microdrenagem. O investimento precisa ser capitaneado diante de uma estratégia maior de garantir mais investimento e resiliência das cidades”, afirmou a governadora.

Raquel fez um alerta a respeito da Região Metropolitana de Recife. Ela afirmou que a capital pernambucana não tem um plano de macrodrenagem no momento. Segundo a tucana, o governo pernambucano “está fazendo parceria com a Universidade Federal para garantir que a gente possa desenvolver esses planos e vá captando recursos”.

Obras da refinaria Abreu e Lima

Raquel Lyra defendeu a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de levar a Petrobras a retomar as obras da refinaria Abreu e Lima. Ela afirmou que, durante as obras da primeira fase de construção, houve um “boom” na economia do Estado, com investimento e geração de empregos. No entanto, com a interrupção da obra, Pernambuco virou “campeão de desemprego no Brasil”, nas palavras da governadora. Segunda ela, o Estado entrou em declínio. 

“A refinaria da Petrobras empregou muita mão de obra e depois a gente teve um declínio absurdo. [Houve] Queda da economia. Pernambuco foi perdendo espaço, ao tempo que no Brasil tivemos crises, no mundo também”, disse.

Para ela, a retomada das obras é “muito importante” e será essencial para a economia pernambucana, gerando empregos e beneficiando toda a região em volta.

“O segundo trem [fase de construção] da refinaria garante um investimento em Pernambuco da ordem de cinco a oito bilhões de reais. A atual fase deverá gerar 20 mil empregos, avalia a governadora.

PSDB e Lula

Vice-presidente do PSDB no ano de 2023, Lyra foi questionada sobre como deveria ser o relacionamento da sigla com o presidente da república. Atualmente, o partido faz oposição ao governo federal, mas Lyra e Lula construíram uma relação de proximidade.

Para a governadora, “Pernambuco passou muito tempo sem diálogo com o governo federal”. Isso teria afetado investimentos federais no Estado a fim de melhorar as condições de vida da população. 

Raquel Lyra se diz grata ao presidente Lula e afirma que seus ministros são “muito atenciosos com os projetos que a gente [governo de Pernambuco] encaminha”. 

A ex-prefeita de Caruaru se mostrou grata também ao PSDB, por ter lhe dado condições de disputar as eleições majoritárias e lhe garantir recursos para isso. No entanto, ela afirmou discordar da decisão de oposição e que já manifestou essa posição em reuniões da direção do partido.

“Penso que nesse momento em que o Brasil precisa de união, a gente devia trabalhar como independente, e ajudar naquilo que é necessário, e criticar aquilo que precisa criticar. Mas não como uma oposição sistemática”, afirmou.

Fique informado com a RedeTV!

- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp

Clique aqui para acessar o Notícias RedeTV! no Youtube

Assista AO VIVO à programação da RedeTV!

Recomendado para você

Comentários