20/05/2017 16:40:00 - Atualizado em 20/05/2017 16:45:00

Defesa de Temer protocola pedido de suspensão de inquérito no STF

Redação/RedeTV!

A defesa de Michel Temer protocolou por volta das 16h deste sábado (20) um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) a favor da suspensão do inquérito que investiga o presidente por organização criminosa, corrupção passiva e obstrução à Justiça. 

Horas antes, o presidente já havia afirmado em pronunciamento que pediria a suspensão do processo após uma reportagem da Folha de S. Paulo apontar que o áudio apresentado à Polícia Federal teve mais de 50 edições. Para Temer, trata-se uma gravação "fraudulenta e manipulada". 

A defesa pede, então, que a investigação seja suspensa até a realização de uma perícia oficial no áudio. "Por todo o exposto, Eminente Ministro, a defesa do Presidente Michel Temer, vem, por meio da presente petição, requerer que V. Excelência determine a SUSPENSÃO do inquérito instaurado, até que se realize uma perícia no áudio constante da fita da gravação da conversa objeto desses autos, devendo, para tanto, ser nomeado por um perito para proceder ao seu exame e para responder aos questionamentos do D. Relator e das partes, Defesa e Ministério Público", diz o pedido.

Com trechos inaudíveis, a gravação registrou uma conversa entre Temer e Joesley Batista, dono da JBS. No áudio, o empresário diz ao presidente que está pagando mesada ao deputado cassado Eduardo Cunha. 

Em um momento do áudio, Joesley diz: "Eu tô lá me defendendo [a respeito de vazamentos]. Como é que eu, o que eu mais ou menos consegui fazer até agora. Eu estou de bem com o Eduardo...", ao que Temer responde: "Tem que manter isso viu...". Joesley rebate: "Todo mês, também, eu estou segurando as pontas, estou indo. Esse processo, eu estou meio enrolado, assim no processo...".

Recomendado para você

Comentários