Conselho de ética da Alesp aprova cassação de Arthur do Val
Redação RedeTV!Pedido de cassação é devido ao vazamento de áudios do deputado com conteúdo machistas sobre refugiadas ucranianas
(Foto: Divulgação/ Alesp)
O pedido de cassação do mandato do deputado Arthur do Val (União Brasil), conhecido como Mamãe Falei, foi aprovado pela Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo, nesta terça-feira (12). O deputado Delegado Olim (PP) é o relator do caso.
Os nove membros do conselho: Enio Tatto (PT), Adalberto Freitas (PSDB), Barros Munhoz (PSDB), Wellington Moura (Republicanos), Delegado Olim (PP), Erica Malunguinho (Psol), Campos Machado (Avante), Marina Helou (Rede), Estevam Galvão (União Brasil) e Maria Lúcia Amary (PSDB), aceitaram o processo por quebra de decoro parlamentar.
O relatório para cassação de Arthur do Val é devido ao vazamento de áudios gravados pelo deputado com conteúdo machistas sobre refugiadas ucranianas. Durante a sessão de votação, os parlamentares criticaram a postura do deputado. "Você deixou de representar não só as mulheres de São Paulo, mas também todas as mulheres do nosso país", afirmou o deputado Wellington Moura.
Com a aprovação do conselho, a votação segue para o Plenário, onde será em forma de projeto de lei, e caso a maioria dos deputados estaduais votarem a favor, Arthur do Val perderá o mandato.
Em sua defesa, Arthur do Val pediu desculpas e disse que o processo é uma perseguição política. “Quero pedir desculpas principalmente às mulheres ucranianas que estão aqui. Agora, vamos ser sinceros. Todo mundo sabe que esse processo de cassação não é pelo que eu disse, mas por quem disse. A verdade é que todos aqui me odeiam. Esse processo não é pelos meus defeitos, mas por minhas virtudes", disse o deputado.
Veja também!
>>> Ucrânia: mais de 10 mil civis morreram em Mariupol durante a guerra
>>> Conta de luz deve ter bandeira verde até o fim do ano
>>> Crianças recebem dose errada da vacina contra covid-19 em Pernambuco
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube