10/04/2022 20:46:00

TSE identifica 712 riscos desde as eleições de 2018

Redação RedeTV!

As informações fazem parte do relatório da Comissão de Transparência Eleitoral

(Foto: Divulgação TSE)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificou 712 riscos em seus projetos de tecnologia desde as eleições de 2018, de acordo com respostas prestadas ao Centro de Defesa Cibernética do Exército, por meio da Comissão de Transparência Eleitoral (CTE), instalada em setembro de 2021.

No documento, o TSE informou que todos foram registados por meio de uma ferramenta de gestão de risco. 

As respostas são de questionamentos do general Heber Garcia Portella, chefe de defesa cibernética do Exército e que compõe a comissão. 

Em gráficos, os riscos foram classificados, sendo 68 considerados críticos, 257 riscos altos, 230 moderados e 157 pequenos. O relatório também apresentou gráfico de cada eleição, sendo o maior número de riscos encontrados em 2020, com 292; em 2018, foram identificados 207 riscos; e em 2022, 213.

No relatório, o TSE não detalha os riscos ligados ao programa de eleições. Porém, o documento responde sobre o sistemas híbrido de chaves criptográficas. “Cada sistema que gera informações garante a integridade dos dados intercambiados pelos  sistemas  de  informação  relacionados  ao  processo  de  cadastro  eleitoral, candidaturas, votação e totalização, e cifra inclusive informações personificadas do eleitor, tal como a biometria”, relata.

As respostas aos questionamentos em grande parte são descrições técnicas sobre as estruturas e sistemas utilizados na votação eletrônica.

Clique e confira o relatório completo com informações do TSE.

Veja também!

>>>Ucrânia faz troca de prisioneiros com a Rússia

>>>Boris Johnson visita Kiev e se reúne com Zelensky

>>>Missão totalmente privada chega à Estação Espacial Internacional

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários