04/07/2024 17:53:00

Alta do dólar deve impactar consumo dos brasileiros, afirma a economista Laura Carvalho

Redação RedeTV!

A diretora global da Open Society revelou que os efeitos serão sentidos nos próximos meses 

(Foto: Divulgação/ RedeTV!)

A alta do dólar deve acelerar a inflação e gerar impactos no consumo dos brasileiros nos próximos meses, conforme revelou a economista e diretora global da Open Society, Laura Carvalho, em entrevista ao “É Notícia”, desta quinta-feira (4). 

“Foi muito expressiva e está se tornando uma bola de neve, que vai bater na inflação, não tem dúvida, vai haver uma aceleração da inflação no país nos próximos meses”, disse a especialista sobre o forte avanço do dólar neste mês.  

Laura destaca que o quadro internacional é o principal fator para a alta da moeda americana, com efeito, direto no consumo brasileiro de produtos importados. A economista ainda ressalta que o Brasil, sendo um país emergente, é sujeito ao fluxo financeiro do Banco Central americano e em cerca de três meses a população começará a sentir a aceleração de preços. 

Em meio a crise entre o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do Banco Central, Campos Neto, a especialista pontua que esse conflito gera um enorme custo ao país. 

“De um lado, tem uma decisão muito equivocada, feita no governo anterior, de descasar mandatos de presidente do Banco Central, que agora fica mais tempo que o presidente da República. O presidente do BC se tornou um ator político. Um ator político independente! (…) E essa história de ‘independência’ do Banco Central é uma ilusão e extremamente danosa”, disse. 

Para Laura, a decisão do Congresso durante a gestão de Jair Bolsonaro, onde o mandato do presidente do BC não coincide com o mandato da República, gera desconfiança no governo. “Criou um problema enorme que é essa briga! Claro, o presidente da República não confia no presidente do Banco Central, e também não tem porque confiar. Ao não confiar faz crítica e a gente não tem uma equipe econômica!”

Ascensão da Extrema direita na França e Estados Unidos

Com possível vitória da extrema direita no segundo turno nas eleições parlamentares na França, Laura expressa preocupação com o crescimento internacional desse fenômeno político. “Gravíssimo! A gente não sabe onde isso vai dar e onde vai chegar. Nos Estados Unidos, tem um risco muito grande para a democracia americana com uma eleição de Donald Trump, é diferente da primeira vez. Difícil prever o que pode acontecer com as instituições norte-americanas…”

A economista ainda comentou que uma possível eleição de Trump pode causar um risco de fragmentação da economia global. 

Ao comentar sobre o movimento na Europa, a especialista descreveu que a extrema direita possui um grau de xenofobia que fere os direitos humanos, além de ter discursos anti ambientalistas que se vê também no Brasil. Laura ainda avaliou que esses discursos mostram a falta de conhecimento ambiental, onde acreditam que pode ter custos econômicos maiores ao buscar um desenvolvimento sustentável.

Fique informado com a RedeTV!

- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp

Clique aqui para acessar o Notícias RedeTV! no Youtube

Assista AO VIVO à programação da RedeTV!

Recomendado para você

Comentários