Taiwan inicia exercícios militares com munição real em simulação de defesa
Redação RedeTV!O porta-voz do Oitavo Corpo de Exército de Taiwan, Lou Woei-jy, diz que a movimentação já estava programada e não tem relação com as medidas tomadas pela China
(Foto: AP)
Temendo uma possível invasão da China, a ilha de Taiwan iniciou, nesta terça-feira (9), exercícios militares defensivos utilizando munição real. As informações são da AFP.
A ação por parte da Defesa de Taiwan se dá por conta dos exercícios militares que a China vem realizando nos arredores da ilha desde quando a presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, visitou o país que os chineses consideram parte de seu território.
De acordo com a AFP, os exercícios taiwaneses serão realizados de terça até quinta-feira (11). Centenas de soldados serão deslocados com ao menos 40 peças de artilharias.
Apesar disso, o porta-voz do Oitavo Corpo de Exército de Taiwan, Lou Woei-jy, afirma que a movimentação já estava programada e não tem relação com as medidas tomadas pela China.
Ainda que Taiwan tenha um governo próprio, apenas pouco mais de 10 países reconhecem sua independência.
Entenda a tensão entre China e Taiwan
A China passou pela Revolução Comunista em 1949 e, com a derrota dos capitalistas, muitos deles recuaram para Taiwan, território que os chineses consideram como uma província histórica.
Desde 2016, o governo da China tem aumentado a pressão militar e diplomática contra a ilha. A atual presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, é a favor da independência de Taiwan.
Diante desse cenário, os Estados Unidos adotam uma política de ambiguidade estratégica. Os americanos reconhecem o governo chinês desde o fim da década de 1940 e, em 1972, Richard Nixon, então presidente dos EUA, reconhece a ilha como território chinês, mas também mantém relações com Taiwan, algo que o governo americano conserva até os dias de hoje.
Veja também!
>>> Auxílio Brasil de R$ 600 começa a ser pago hoje
>>> TSE nega pedido do Ministério da Defesa para acessar dados das eleições anteriores
>>> Caminhoneiros recebem auxílio com parcela dobrada
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube