Reino Unido e Alemanha anunciam sanções contra a Rússia
Redação RedeTV!Decisões chegam após Putin reconhecer as províncias de Donetsk e Luhansk como independentes da Ucrânia
(Foto: Redação RedeTV!)
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, anunciaram nesta terça-feira (22) sanções à Rússia após o governo reconhecer as províncias de Donetsk e Luhansk como independentes da Ucrânia.
Apesar disso, Johnson afirmou que não desistirá de buscar alternativas que prezem pela diplomacia. O Reino Unido decidiu sancionar os bancos russos Rossiya, IS Bank, General Bank, Promsvyazbank e o Black Sea Bank.
O premiê britânico também destacou os esforços diplomáticos que está realizando com seus aliados, mas reconheceu que a atual conjuntura não é favorável. De acordo com Johnson, Putin está determinado a seguir o plano de “atormentar a Ucrânia”.
Boris Johnson ainda afirmou que espera que os países aliados também imponham sanções contra o governo russo. Ele ainda alerta para os próximos passos de Vladimir Putin, que segundo o britânico, posicionou quase 200 mil soldados na fronteira com a Ucrânia e está pronto para atacar.
Já a Alemanha, seguindo o Reino Unido, decidiu suspender o licenciamento de um gasoduto russo. O projeto do gasoduto Rússia-Alemanha foi concluído em setembro e aguardava uma autorização para começar a funcionar.
A obra levaria gás da Rússia até a Alemanha pelo Mar Báltico e, na época em que o acordo foi fechado, recebeu críticas dos Estados Unidos por considerarem que isso aumentaria a dependência da Europa do fornecimento de gás russo.
A reavaliação da certificação do gasoduto por parte de Scholz também se dá por conta da ação de Putin sobre Donetsk e Luhansk.
Ainda nesta terça-feira (22), é esperado que Estados Unidos e a União Europeia também anunciem sanções.
Veja também!
>>> Rússia reconhece independência de territórios separatistas na Ucrânia
>>> Otan condena reconhecimento da independência de territórios da Ucrânia
>>> Boris Johnson pretende acabar com restrições contra a Covid-19 no Reino Unido
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube