14/11/2015 09:17:00 - Atualizado em 14/11/2015 12:27:00

Presidente da França diz que ataques em Paris foram um "ato de guerra" do Estado Islâmico

Reuters com Agência Brasil

Hollande durante pronunciamento neste sábado (Foto: Reuters)

O presidente francês, François Hollande, disse neste sábado que os ataques em Paris que mataram 127 pessoas foram "um ato de guerra", organizado do exterior pelo grupo Estado Islâmico com a ajuda interna. 

"Vamos liderar o combate, que será implacável", disse Hollande em frente à sala de espetáculos Bataclan, onde mais de uma centena de pessoas foram mortas a tiros durante um concerto. Hollande afirmou também que a França "não se deixará impressionar pelo sucedido" e vai manter-se unida. "Diante da guerra, o país deve tomar medidas adequadas", disse ele, sem explicar o que isso significava.

Hollande disse que iria falar ao Parlamento na segunda-feira em uma reunião extraordinária e que anunciou três dias de luto oficial pelas vítimas dos ataques de sexta-feira.

Os ataques em um estádio, sala de concertos e cafés e restaurantes no norte e leste Paris foram "um ato de guerra cometido pelo Daesh que foi preparado, organizado e planejado de fora (da França)" com a ajuda de dentro da França, afirmou Hollande, usando o acrônimo árabe para Estado Islâmico.

"Todas as medidas para proteger os nossos compatriotas e nosso território estão sendo tomadas no âmbito do estado de emergência", disse.

O ataque coordenado ocorreu no momento em que a França, um dos países fundadores da coalizão que tem realizado ataques aéreos liderados pelos Estados Unidos contra combatentes do Estado Islâmico na Síria e no Iraque, está em alerta elevado para atentados terroristas antes de uma conferência climática global no fim deste mês.

Recomendado para você

Comentários