Presidente da Câmara dos EUA aterrisa em Taiwan em meio a tensão com a China
Redação RedeTV!Visita não estava em agenda oficial de Nancy Pelosi; China enxerga atitude como provocação
(Foto: Agência Brasil)
A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, aterrissou nesta terça-feira (2) em Taiwan. A americana está realizando uma série de visitas aos países da Ásia, mas a China enxerga a atitude como uma provocação. As informações são da Reuters.
A visita de Pelosi ao país não estava em sua agenda oficial. Inicialmente, Singapura, Malásia, Coreia do Sul e Japão seriam os destinos da política. Apesar disso, fontes da CNN Internacional e da Reuters afirmavam que Pelosi visitaria a ilha de Taiwan, que a China considera uma província rebelde.
Esta é a primeira vez em 25 anos que um presidente da Câmara dos Estados Unidos desembarca no país. Segundo uma autoridade local, Pelosi deve passar a noite em Taiwan.
“Gostaríamos de dizer aos EUA mais uma vez que a China está de prontidão e que o Exército de Libertação do Povo Chinês nunca ficará de braços cruzados. A China adotará respostas resolutas e fortes contramedidas para defender sua soberania e integridade territorial”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, quando a visita da americana ainda era apenas uma hipótese.
O coordenador do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Kirby, por outro lado, afirmou na segunda-feira que o governo do presidente Joe Biden apoiaria a deputada, caso ela decidisse ir ao país.
Segundo Kirby, não há motivos para a China se preocupar, já que viagens do tipo são comuns.
O líder chinês, Xi Jinping, já havia afirmado, por telefone, ao presidente Joe Biden que os EUA estavam “brincando com fogo”, na quinta-feira (28).
Veja também!
>>>Presidente do Supremo: STF anseia que candidatos respeitem adversários
>>>TSE recebe os primeiros registros de candidatura a presidente
>>>Líder da Al-Qaeda é morto em operação dos EUA
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube