02/02/2022 20:37:00 - Atualizado em 02/02/2022 20:47:00

Pandemia: países europeus retiram restrições contra covid-19

Redação RedeTV!

Na Dinamarca, o uso de máscara deixou de ser exigido no transporte público 

(foto: Pixabay)

As flexibilizações de regras de combate à pandemia continuam em diversos países europeus. O relaxamento das medidas adotadas para conter o coronavírus fazem parte do “novo normal” e seguem uma tendência de não obrigar a população a manter isolamento, já que grande parte já se encontra imunizada com a terceira dose.

O governo da Dinamarca declarou, na segunda-feira (31), que a doença não deve mais ser considerada como socialmente grave. O uso de máscara em transporte público e o limite em eventos já não são medidas mais adotadas no país. O passaporte vacinal também não são exigidos em diversos locais. 

Na França, fevereiro será o mês marcado pela reabertura, já que quase todas as atividades devem voltar ao normal, inclusive, a ocupação máxima de público em estádios, que já passa a valer nesta quarta-feira (2). Neste mês, as casas noturnas também devem reabrir. De acordo com as autoridades francesas, uma das próximas medidas para o fim das restrições deve ser abandonar o comprovante de vacina. "Estamos um pouco mais confiantes em dizer que podemos relaxar algumas dessas restrições e permitir que as pessoas voltem à vida o mais normal possível", disse o ministro da Saúde da França, Olivier Véran.

Em 29 de janeiro, a passaporte vacinal foi suspenso na Espanha, e a população passou a frequentar bares e restaurantes sem restrições. O governo de Pedro Sánchez começa a tratar a covid-19 como uma gripe, e vem fazendo esforço para adotar medidas de controle, assim como é feito com outras doenças. 

A partir desta quinta-feira (3), a Áustria deve se tornar o primeiro país europeu a obrigar a vacinação contra a covid-19, aplicando multas em não vacinados. Os cidadãos que recusarem a imunização poderão ser multados em 600 a 3.600 euros (R$ 3,5 mil a R$ 21 mil). Mesmo com a decisão polêmica, o país vem diminuindo as restrições e, a partir do próximo dia 5, alguns estabelecimentos como lojas e restaurantes poderão funcionar até meia-noite.

Veja também!

>>> Ministério Público instaura inquérito para apurar causas do acidente em obra do Metrô

>>> RedeTV!: Super Bowl LVI na TV aberta

>>> Cratera ocupa três faixas da pista local da Marginal Tietê

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários