OMS indica que a Ômicron pode determinar fim da pandemia na Europa
Redação RedeTV!Situação, entretanto, é de cautela por conta da variabilidade da cepa da Covid-19
(Foto: Pixabay)
O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, Hans Kluge, disse à Agence France-Presse (AFP) neste domingo (23) que há a possibilidade da variante Ômicron determinar o fim da pandemia da Covid-19 no continente Europeu. Estudos indicam que a nova variante pode infectar 60% do continente antes de março.
“É plausível que a região esteja se aproximando do fim da pandemia”, disse Kluge, no entanto, ele pede precaução devido a variabilidade do vírus. Na mesma toada vai o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que, sendo cauteloso, indicou ser perigoso determinar o fim da pandemia.
Os dois seguiram a mesma linhagem ao indicar que é possível sair da fase mais grave da pandemia ainda neste ano. Ainda à AFP, Kluge indicou que a alta contaminação pela nova variante e também a vacinação trará uma imunidade global por meses e semanas.
“Assim que a onda ômicron se acalmar, haverá imunidade global por algumas semanas e meses, seja graças à vacina ou porque as pessoas terão sido imunizadas pela infecção, e também uma queda devido à sazonalidade”
Contudo, como indicou Tedros, os casos de Covid-19 devido a Ômicron seguem subindo e já foram registrados mais de 80 milhões no mundo pela organização. Os números de casos já são maiores que os registrados em todo o ano de 2020. Ele ainda ainda afirmou que as condições são ideais para o surgimento de novas variantes.
Veja também!
>>> Ministério prorroga por 30 dias custeio de leitos de UTI para Covid-19
>>> 11 turistas são resgatados após se afogarem ao mesmo tempo em praia da PB
>>> Palmeiras estreia no Paulistão e vence o Novorizontino por 2 a 0
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube