Líderes da Finlândia apoiam adesão à Otan e ingresso deve acontecer nos próximos dias
Redação RedeTV!Suécia também deve aderir à aliança militar; Rússia já se manifestou contra
(Foto: AP)
A Finlândia deve ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nos próximos dias. Isso porque, nesta quinta-feira (12), tanto o presidente Sauli Niinisto como a primeira-ministra Santa Marin anunciaram que apoiam à adesão do país na aliança militar do Ocidente. As informações são da agência DW.
"A Finlândia deve solicitar a adesão à Otan sem demora. Esperamos que as medidas nacionais ainda necessárias para essa decisão sejam tomadas rapidamente dentro dos próximos dias”, informaram os governantes em uma declaração conjunta.
A decisão histórica se dá por conta da invasão russa na Ucrânia. A Finlândia teme que possa vir a se tornar um novo alvo da Rússia e abandona um status de neutralidade militar após décadas.
Segundo o jornal New York Times, um debate e uma votação no Parlamento são aguardados para a próxima segunda-feira (16).
A Finlândia compartilha mais de 1.000 quilômetros de fronteira com a Rússia. O país tem aumentado a cooperação com a Otan desde 2014, quando a Crimeia foi anexada ao território russo. Até o momento da invasão, em 24 de fevereiro, os nórdicos se recusavam a aderir à aliança para manter boas relações com o governo de Vladimir Putin.
Suécia também deve seguir o mesmo caminho
Assim como a Finlândia, é aguardado que a Suécia também ingresse na Otan. Os países membros da aliança militar ocidental esperam que ambos os países solicitem a entrada nos próximos dias.
O próprio secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, já afirmou que seria possível permitir o ingresso das duas nações de forma rápida.
A Rússia encara essas possibilidades como ameaças e já se manifestou contra. Em 12 de março, o Ministério das Relações Exteriores do país informou que poderiam haver “sérias consequências militares e políticas”. Vale lembrar que uma das principais causas da invasão na Ucrânia foi justamente a possibilidade do país fazer parte da Otan.
Veja também!
>>>Novo ministro de Minas e Energia fala em privatizar Petrobras
>>>Governo zera imposto de importação de 11 produtos
>>>Cantor Conrado está lúcido e estável, diz boletim médico
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube