Julian Assange, fundador do Wikileaks, é preso em Londres
Redação/RedeTV!Assange estava refugiado na embaixada há sete anos
(Foto: reprodução/Twitter)
O fundador do Wikileaks, Julian Assange, de 47 anos, foi preso nesta quinta-feira (11), na embaixada do Equador em Londres, onde estava refugiado há sete anos. A informação foi dada pela polícia britânica.
"Julian Assange, 47, foi hoje, quinta-feira, 11 de abril, preso por policiais do Serviço de Polícia Metropolitana na Embaixada do Equador", disse a polícia.
As autoridades informaram que foram convidadas pelo próprio embaixador a entrar na embaixada após a retirada do asilo político concedido pelo país sul-americano ao jornalista.
A presidência do Equador confirmou a remoção do asilo, citando violações de convenções internacionais. O presidente Lenin Moreno anunciou o que chamou de "decisão soberana", em comunicado divulgado nesta quinta-feira.
Assange se refugiou na embaixada do Equador em 2012 para evitar ser extraditado para a Suécia, onde as autoridades queriam interrogá-lo como parte de uma investigação de agressão sexual.
A suspeita foi descartada, mas Julian teme ser extraditado para enfrentar acusações nos Estados Unidos, onde promotores federais investigam o Wikileaks e acusam Assange pelo maior vazamento de documentos secretos da história dos Estados Unidos.
No Twitter, o Wikileaks diz que Assange não saiu andando da embaixada, e que o embaixador equatoriano convidou a polícia britânica para entrar e prendê-lo.
O presidente do Equador, Lenin Moreno, publicou um vídeo no Twitter falando sobre o caso: "Hoje eu anuncio que o comportamento descortês e agressivo de Julian Assange, as declarações hostis e ameaçadoras de sua organização aliada contra o Equador e especialmente a transgressão de tratados internacionais chegou a tal ponto que o asilo de Assange é insustentável e já não é viável".
URGENT
— WikiLeaks (@wikileaks) 11 de abril de 2019
Julian Assange did not "walk out of the embassy". The Ecuadorian ambassador invited British police into the embassy and he was immediately arrested.
In a sovereign decision Ecuador withdrew the asylum status to Julian Assange after his repeated violations to international conventions and daily-life protocols. #EcuadorSoberano pic.twitter.com/pZsDsYNI0B
— Lenín Moreno (@Lenin) 11 de abril de 2019
Veja também!
>>> "Brasil está de braços abertos", diz Bolsonaro a embaixadores árabes
>>> Polícia prende homem que vendeu revólver para atiradores de Suzano
>>> Defesa pedirá tratamento psiquiátrico para agressor de Bolsonaro
Você já assinou o nosso canal no YouTube? Clique e inscreva-se agora!