23/09/2015 10:09:00 - Atualizado em 23/09/2015 10:16:00

Fotógrafo registra beijo de refugiados em acampamento na Hungria

Redação RedeTV!

Abraçados, refugiados se beijam em tenda (Foto: István Zsíros)

Em meio à onda migratória que afeta a Europa, o fotógrafo István Zsíros registrou o momento em que um casal de refugiados abraçados se beijava na tenda de um acampamento a 40 km de Budapeste, na Hungria. A cena foi registrada no dia 30 de agosto, na estação de trem internacional de Keleti, onde imigrantes e refugiados esperavam para embarcar em trens com destino a Áustria, mas acabaram impedidos pelas autoridades húngaras.

Ao jornal The Guardian, Zsíros afirmou que, antes de registrar o casal, havia recentemente largado o emprego como técnico de informática para tentar viver da fotografia. "É importante estar aberto e curioso para o mundo. Algo me dizer para ir. Para ver por mim mesmo, não através da mídia", diz ele.

Depois de uma hora de viagem pela estrada, ele chegou ao acampamento e fez o clique do casal, cujas identidades permanecem em mistério. "Eu não falei com eles", conta Zsíros. "Eu não sou um jornalista, não estava fazendo uma reportagem. Eu faço casamentos, para amigos e conhecidos. Raramente faço fotos na cidade, pois prefiro a natureza. Mas eu quero capturar momentos. Eu vi esse casal, e foi muito comovente - especialmente pelos arredores. Então eu tirei a foto".

Zsíros publicou a versão em preto e branco do registro em uma página no Facebook, para participar de um concurso de fotografia. Ele preferiu a imagem em tons de cinza para que as coisas ao redor não chamem mais a atenção que o casal. 

Sobre a situação dramática vivida pelos refugiados, Zsíros diz esperar que encontrem um lugar no mundo onde tenham paz. Acredita que a fotografia do casal, trocando um beijo em meio ao conflito, pode mudar a forma como as pessoas veem a situação. 

Recomendado para você

Comentários