28/04/2016 11:28:00 - Atualizado em 28/04/2016 11:32:00

Foto de menina trans levanta debate: você a mandaria usar o banheiro masculino?

Redação RedeTV!

(Foto: Meg Bitton/Reprodução/Facebook)

"Se a garota da foto fosse sua filha, você se sentiria confortável em mandá-la usar o banheiro masculino?", essa é a questão lançada pela fotógrafa Meg Bitton, que levantou o debate ao protestar contra uma lei do estado da Carolina do Norte (EUA) que exige que pessoas transgêneros usem o banheiro para o sexo especificado na certidão de nascimento. 

Além de fazer essa restrição, a lei chamada HB2 proíbe que as cidades do estado criem suas próprias medidas contra essa discriminação e estabelece que o gênero da pessoa é aquele registrado na certidão de nascimento.

A garota da foto é a modelo Corey Maison, de 14 anos. Ela nasceu com características físicas masculinas, mas sempre se identificou como mulher. Com autorização dos pais da menina,  a fotógrafa está usando o retrato para mostrar como a HB2 não faz sentido. Apesar de Meg e da família de Corey morarem em outro estado, eles decidiram aderir à luta para ajudar a comunidade transgênero.

"Ela nasceu com anatomia masculina mas se identifica como mulher. Pela nova lei, ela seria forçada a usar o banheiro dos homens. Se fosse minha filha, eu não me sentiria confortável mandando ela usar o banheiro dos homens", escreve Meg em seu página no Facebook. "Seja justo, seja gentil, tenha empatia. Trate os outros como gostariam que te tratassem", acrescenta ela. A publicação já alcançou mais de 28 mil compartilhamentos e 50 mil curtidas desde a última terça-feira (26).

Em entrevista ao site Mashable, Meg falou sobre os comentários favoráveis à lei e ainda disse que pensou em apagar a postagem, mas a mãe de Corey pediu para deixá-la no ar. 

"Eu nunca gosto de ler algo na minha página que é tão negativo sobre outro ser humano. Não gosto de hospedar isso", diz ela. "Mas eu e a família agradecemos todas as energias positivas e o apoio que mandaram", disse ela.

Recomendado para você

Comentários