Donald Trump e Kim Jong-un encerram encontro antes do previsto e sem acordo
Redação RedeTV!Era esperado que os líderes assinassem um termo sobre a desnuclearização
(Foto: Divulgação Casa Branca/Shealah Craighead)
O encontro entre Donald Trump e Kim Jong-un em Hanói, no Vietnã, nesta quarta-feira (28) terminou sem acordo e antes do previsto, com o cancelamento do almoço diplomático que aconteceria entre os dois, e também da cerimônia de encerramento, onde era esperado que ambos assinassem um termo sobre a desnuclearização.
A Casa Branca informou nesta quinta-feira (28) que novos encontros podem ser marcados no futuro para discutirem a questão da desnuclearização da península coreana.
Ao longo do encontro, que começou na manhã de quarta-feira (27), Trump chamou Kim de "grande líder" e o líder norte-coreano declarou que não teria se encontrado com o presidente ameircano se não tivesse interesse na desnuclearização.
Em coletiva de imprensa após o fim do encontro, Trump classificou a reunião como produtiva, mas confirmou que não decidiu assinar nenhuma acordo, justificando que "às vezes é preciso se retirar". "Foi por causa das sanções. Eles queriam que suspendêssemos as sanções completamente, e nós não poderíamos fazer isso", explicou o americano na coletiva.
O encontro de Donald Trump e Kim Jong-un também contou com a presença do secretário de Estado, Mike Pompeo, e do conselheiro de Segurança Nacional, John Bolton. Do lado norte-coreano, o chanceler Ri Yong-ho e o chefe de inteligência, Kim Yong-chol, também compareceram.
— The White House (@WhiteHouse) 28 de fevereiro de 2019