UOL - O melhor conteúdo
31/03/2025 20:06:00 - Atualizado em 31/03/2025 20:07:00

Treinadora obrigava atletas a ficarem só de roupa íntima após erros, diz jornal

Pedro Brum/Redação RedeTV!

Escutas telefônicas indicam práticas abusivas na ginástica rítmica italiana

(Foto: Reprodução/Instagram)

Menos de uma semana após a demissão da treinadora Emanuela Maccarani, acusada de abuso psicológico contra atletas, um novo desdobramento veio à tona no escândalo da ginástica rítmica italiana. De acordo com o jornal La Gazzetta dello Sport, escutas telefônicas indicam que Julieta Cantaluppi, ex-técnica da Sociedade de Ginástica Fabriano e ex-integrante da comissão técnica da seleção nacional júnior, teria submetido suas atletas a punições abusivas, incluindo obrigá-las a tirar a roupa em caso de erros.

Entre as vítimas estaria Sofia Raffaeli, medalhista de bronze no individual geral em Paris-2024. A acusação surgiu em uma conversa interceptada entre a auxiliar Olga Tishina e Natalia Nesvetova, diretora técnica da Ginástica Etrúria, em 17 de novembro de 2022. Segundo a publicação, o diálogo faz parte dos autos do processo contra Maccarani.

"Com ela [Cantaluppi], tudo era muito pior. Havia maus-tratos. Ela fazia Raffaeli e Serena Ottaviani lançarem o arco e, toda vez que erravam, precisavam tirar parte das roupas. No final, ficavam apenas de roupa íntima", relatou Tishina.

Os abusos, segundo a auxiliar, iam além. Cantaluppi também isolava as ginastas como forma de punição. “Ela as trancava em um quarto pequeno e frio, sem telefones, sem nada. Se treinavam mal, eram punidas e tinham que ficar sentadas no chão”, denunciou.

A demissão de Maccarani foi anunciada na última quinta-feira (27). Embora o motivo oficial não tenha sido divulgado, promotores de Monza pediram que a ex-treinadora seja julgada por maus-tratos contra atletas.

Apesar das gravações contra Cantaluppi, La Gazzetta dello Sport informa que o caso não levou a uma nova investigação. Diferentemente de Maccarani, que foi denunciada formalmente pelas ginastas, a ex-técnica ainda não recebeu acusações diretas das atletas.

Fique informado com a RedeTV!

- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp

Clique aqui para acessar o Notícias RedeTV! no Youtube

Assista AO VIVO à programação da RedeTV!

Recomendado para você

Comentários