08/10/2024 15:40:00 - Atualizado em 08/10/2024 15:45:00

Confira como vivem trabalhadores na fazenda de Leonardo, sem banheiros e em camas improvisadas

Redação Rede TV!

Cinco pessoas e um adolescente de 17 anos foram resgatados na fazenda Lakanka, em Goiás

(Foto Reprodução/Instagram)

O cantor Leonardo foi incluído na “lista suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta segunda-feira (7), referente a empregadores que submetem trabalhadores a condições análogas à escravidão, após uma fiscalização na fazenda em novembro de 2023, que encontrou seis trabalhadores em situação precária, incluindo um adolescente de 17 anos. As informações são do G1.

Em relatório produzido pelo MTE, os fiscais relataram que os funcionários dormiam em uma estrutura de madeira abandonada, feita de alvenaria, telhas de barro e forro de PVC, além de camas improvisadas com madeiras, portas velhas, galões de agrotóxicos e outros materiais encontrados nos arredores da fazenda.

“Os empregados fizeram uso de objetos abandonados que encontraram para improvisar tarimbas, como tábuas de madeira, portas velhas, galões de agrotóxicos, tijolos e tocos, e colocaram sobre estes colchões velhos, pedaços de espuma e cobertores que trouxeram”, destaca o documento.

(Foto: Reprodução/MTE)

O local contava apenas com um banheiro, que estava em condições inadequadas e sem água. Para contornar essa situação, os trabalhadores improvisaram uma mangueira preta que vinha de uma bomba de água submersível dentro de um poço, permitindo que se banhassem e lavassem suas roupas, já que essa mangueira era o único acesso à água no alojamento.

Além disso, eles faziam suas necessidades em árvores no fundo do alojamento e na área de bambuzal, o que resultou em uma grande quantidade de papel higiênico e fezes acumuladas.

(Foto: Reprodução/MTE)

Um trabalhador relatou que formigas e cupins andavam sobre seu corpo enquanto dormia. Como consequência dessa situação, foi constatado no relatório que o odor no local era muito forte e insuportável.

(Foto: Reprodução/MTE)

Recomendado para você

Comentários