Cadáver de santa católica morta em 1582 surpreende após exumação
Redação Rede TV!Corpo de Santa Teresa de Ávila foi encontrado em bom estado de conservação
(Foto:Divulgação/Diocese de Ávila)
A Diocese de Ávila, na Espanha, anunciou a abertura do túmulo de Santa Teresa de Jesus, conhecida como Santa Teresa de Ávila, uma freira carmelita que faleceu em 1582.
O estado de conservação do cadáver da santa surpreendeu os estudiosos, mesmo sem ter sido embalsamado. O túmulo contém a maior parte dos restos mortais de Santa Teresa e, de acordo com a diocese, "permaneceu incorrupto, que, segundo a religião católica, é um corpo humano que não se decompõe após a morte, desde 1582".
Segundo o padre Marco Chiesa, o corpo da santa está notavelmente bem preservado. O religioso explicou que a abertura do túmulo de Santa Teresa foi realizada como parte do reconhecimento canônico, e que houve permissão do Papa Francisco para o procedimento.
QUEM FOI SANTA TERESA?
Santa Teresa de Ávila (1515–1582) foi uma importante figura religiosa e mística espanhola, conhecida por sua profunda espiritualidade, obras literárias e reforma da Ordem Carmelita. Monja carmelita, Teresa fundou o ramo dos Carmelitas Descalços, buscando uma vida mais austera e contemplativa devido à sua insatisfação com a falta de rigor na ordem.
Além de sua reforma religiosa, Teresa é famosa por seus escritos místicos, como "O Livro da Vida" e "Caminho de Perfeição", nos quais descreve suas experiências espirituais e oferece orientação para a vida religiosa. Em 1617, foi canonizada pela Igreja Católica e, em 1970, tornou-se a primeira mulher a ser proclamada Doutora da Igreja, devido à profundidade de seus escritos teológicos.
Santa Teresa é lembrada como uma das grandes místicas e reformadoras da Igreja Católica, sendo um exemplo de devoção e disciplina espiritual.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp