Projeto quer incluir órfãos nas vagas reservadas de universidades públicas
Redação/RedeTV!O objetivo é que sejam reservadas vagas em proporção à de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência
(Foto: Agência Brasil)
O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) enviou ao Senado o Projeto de Lei que tem como objetivo assegurar vagas em universidades públicas para quem saiu de programas de acolhimento sem ter sido adotado até os 18 anos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (9) pela Agência Senado.
A proposta determina que, em cada instituição federal de ensino superior, sejam reservadas vagas em proporção no mínimo igual à de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. As vagas serão completadas por estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e que sejam órfãos.
“[…] este projeto visa criar cotas em universidades federais para adolescentes que não foram adotados. Intencionamos assegurar, portanto, o direito universal à educação a grupo que se encontra socialmente vulnerável em um período de formação intelecto-emocional de grande complexidade: a adolescência”, disse o senador autor da proposta, Jorge Kajuru.
Caso seja aprovado, o texto seguirá para avaliação da Câmara dos Deputados.
Veja também!
>>> Butantan recebe 2 milhões de doses da Coronavac
>>> Jair Bolsonaro faz passeio de moto no Dia dos Pais
>>> Brasil encerra Olimpíada com seu melhor desempenho de todos os tempos
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube