'Prévia' do PIB cresce 1,08% em 12 meses, diz Banco Central
Redação/RedeTV! com Agência BrasilResultado oficial do PIB no 2º trimestre será divulgado pelo IBGE em 29 de agosto
(Foto: Divulgação/Agência Brasil)
O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), que é considerado uma "prévia" informal do PIB (Produto Interno Bruto), registrou crescimento de 1,08% no acumulado de 12 meses. Em junho, teve uma leve alta, de 0,3%, na comparação com maio, informou o Banco Central.
No entanto, o índice aponta uma queda de 0,13% em relação ao primeiro trimestre de 2019. Em comparação com junho do ano passado, a "prévia" registrou baixa de 1,75%. Levando em conta o período entre abril e junho de 2018, nota-se um crescimente de 0,85%.
Com isso, o IBC-Br acumula avanço de 0,62% no primeiro semestre do ano.
No entanto, o indicador oficial sobre o desempenho da economia é o Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado oficial do 2º trimestre será divulgado pelo IBGE em 29 de agosto.
O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.
No mês passado, o governo revisou a previsão de crescimento do PIB deste ano 1,6% para 0,8%.
Veja também!
>>> Previdência já tem votos para ser aprovada no Senado, diz jornal
>>> Escolha de novo PGR: Subprocurador Augusto Aras se defende de acusações
>>> Brasil confirma melhor campanha em Jogos Pan-Americanos