Lula se reúne com ministros para discutir volta de impostos federais sobre combustíveis
Redação RedeTV!Desoneração (redução a zero) estava prevista até o dia 28 de fevereiro
(Foto: Agência Brasil)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta terça-feira (28) com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, da Fazenda, Fernando Haddad, de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, para discutir a reoneração dos combustíveis.
O Ministério da Fazenda anunciou, na segunda-feira (27), o aumento de imposto sobre os combustíveis com a finalidade de arrecadar R$ 28,8 bilhões em 2023, mas ainda não houve nenhum anúncio oficial por parte da Presidência da República.
Integrantes do governo divergem sobre a decisão: o ministro da Fazenda, Haddad, é a favor, já a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, é contra retomar a tributação dos combustíveis. "Não somos contra taxar combustíveis, mas fazer isso agora é penalizar o consumidor, gerar mais inflação e descumprir compromisso de campanha”, escreveu a petista em uma rede social.
A pauta está em discussão porque o presidente Lula prorrogou até o dia 28 de fevereiro a desoneração (redução a zero) dos impostos federais sobre a gasolina, álcool, querosene de aviação e gás natural veicular (GNV).
A medida de desoneração foi tomada no governo de Jair Bolsonaro (PL), em 2022, para diminuir os preços dos combustíveis.
Veja também!
>>> Último corpo é encontrado e buscas se encerram com 65 mortes no litoral norte de SP
>>> Brasil participa da 52ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU
>>> Jogador do São Paulo é alvo de ataque racista em rede social
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube