15/04/2016 10:24:00 - Atualizado em 15/04/2016 10:36:00

Mulher trans se assume e é surpreendida por colegas de trabalho

Redação RedeTV!

Primeiro dia de trabalho como Zoe (Foto: Divulgação/ Amanda Jette Knox)

Zoe Knox sempre se sentiu uma mulher. Em junho de 2015, ela contou para a esposa, Amanda Jette Knox, o que sentia e depois começou a dizer para as outras pessoas próximas, mas a notícia ainda não havia chegado aos ouvidos de seus colegas de trabalho.

Depois de mudar seu visual, além do nome e do sexo em todos os documentos, Zoe sentiu que estava pronta para mostrar quem realmente é aos colegas de trabalho. 

Assim, antes de voltar à empresa depois de um tempo afastada, ela enviou um e-mail para anunciar a mudança e teve a primeira surpresa: recebeu cerca de 75 e-mails com mensagens de apoio de colegas que trabalhavam em diversos lugares do mundo.

Ao voltar ao escritório, em uma empresa de tecnologia com ambiente predominantemente masculino, veio o segundo acontecimento inesperado. Ela encontrou seu cubículo decorado com flores e borboletas, um cartão de boas-vindas, uma nova placa com seu nome, um quadro com uma frase inspiradora e descobriu que uma reunião marcada para às 10 horas era, na verdade, uma festa surpresa. "Com café e biscoitos e apertos de mão e abraços", diz Amanda no blog em que relata o episódio. >>

Nova placa (Foto: Divulgação/ Amanda Jette Knox)

(Foto: Divulgação/ Amanda Jette Knox)

Flores no cubículo de Zoe (Foto: Divulgação/ Amanda Jette Knox)

Desde que compartilhou a história, a família tem recebido muitas mensagens de apoio e de outros pessoas inspiradas pela coragem de Zoe.

"Eu desejo que a gente viva em um mundo onde se assumir não seja grande coisa", escreve Amanda. "Infelizmente não é este o caso para muitas pessoas LGBT. Vivemos em um mundo onde a minha família recebe ameaças por se atrever a falar dos direitos trans. Vivemos em um mundo onde não podemos viajar para determinados locais por medo de discriminação, ou algo pior. Então, quando vejo coisas boas acontecendo, especialmente quando se toma o lugar certo, vou compartilhar isso até chegar bem longe. Vamos normalizar isso. Vamos fazer uma celebração da diversidade todos os dias, em vez de odiar ou temê-la".

O casal, que vive em Ottawa (Canadá), tem três filhos. Há dois anos, a filha Alexis, então com 11 anos, contou que era transgênero. Em um e-mail, ela disse sentir que "era uma menina presa no corpo de um menino". 

A família a ajudou no processo de transição, e a felicidade que ela passou a ter inspirou Zoe a decidir ser quem era. 

Amanda com a filha e o filho (Foto: Divulgação/ Amanda Jette Knox)

Zoe e Amanda (Foto: Divulgação/ Amanda Jette Knox)

Caneca com Z de Zoe e placa com frase atribuída a Oscar Wilde: "Seja você mesmo. Todas as outras personalidades já têm dono" (Foto: Divulgação/ Amanda Jette Knox)

Borboletas no cubículo (Foto: Divulgação/ Amanda Jette Knox)

Recomendado para você

Comentários