18/08/2015 12:52:00 - Atualizado em 18/08/2015 13:26:00

Ligadas pelo cérebro, gêmeas siamesas irão compartilhar sensações por toda a vida

Redação RedeTV!

Tatiana e Krista Hogan (Foto: Reprodução/DailyMail)

As irmãs gêmeas siamesas Tatiana e Krista Hogan, de 7 anos, nasceram ligadas pelo cérebro e, segundo os médicos, nunca poderão fazer uma cirurgia de separação. Sendo assim, para o resto da vida, elas irão compartilhar a visão, o paladar e, para os familiares, também os pensamentos.

Segundo informações do "Daily Mail", as irmãs têm uma ponte neural entre seus tálamos, que regula a consciência com sinais sensoriais e motoras ao mesmo tempo.

Doutores descobriram que o pedaço que junta os dois cérebros é capaz de fazer Tatiana e Krista assistirem TV juntas mesmo que uma das duas esteja com os olhos fechados. Eles também perceberam que uma pode controlar as mãos e as pernas da outra.

A família ainda acredita que as irmãs compartilhem pensamentos. "Elas começam a dar risadinhas e você já sabe que elas estão aprontando alguma mesmo sem elas falarem uma palavra", explicou o avô das garotas ao documentário "Unidas pela cabeça: Dupla Vida" do canal "Channel 5".

Ainda de acordo com informações do "Daily Mail", a mãe de Tatiana e Krista, Felicia Hogan, afirmou que nunca pensou em abortar após ser alertada pelo doutor, ainda na gravidez, que as meninas nunca poderiam andar, correr ou brincar.

"É difícil, mas eu não mudaria nunca. Eu faria milhões de vezes se eu pudesse. Na minha próxima vida se eu pudesse ter essa vida eu escolheria ela", disse Felicia.

Apesar da forte conexão entre as duas, a mãe afirma que cada uma possui sua própria personalidade. "Ao longo dos anos, Tatiana se tornou a líder. Kristan é mais quieta e pode ficar mais em sua própria concha", contou.

Ao jornal britânico, o neurocirurgião que cuida do caso das irmãs, Douglas Cochrane, afirmou que as duas ainda continuam o surpreendendo. "Fico supreso como elas são as mesmas, mas como são diferentes, como elas estão lidando com um erro da natureza para viverem vidas saudáveis", disse.

Felicia aceitou participar do documentário por causa da aparência das gêmeas, que ainda é um tabu entre as pessoas. "Eu ainda vejo pessoas olhando para elas como se fossem aberrações, como se não fosse para elas estarem aqui. Pessoas precisam ver essas menininhas maravilhadas por serem quem são", concluiu a mãe.

Tatiana e Krista moram com os pais e seus três irmãos, Rosa, de 11 anos, Christopher, de 9, e Shayleigh, de 5, na cidade de Vernon, no Canadá.

(Foto: Reprodução/DailyMail)

Tatiana e Krista com a avó Louise McKay (Foto: Reprodução/Mirror)

Recomendado para você

Comentários