Difícil de fisgar, peixe 'bastardo azul' é reconhecido como espécie
Redação RedeTV!(Foto: Reprodução/DailyMail)
Cientistas decidiram reconhecer como espécie um raro peixe conhecido pela cor de suas escamas e pela dificuldade de ser fisgado, que o fez ganhar o nome "Blue Bastard" (Bastardo Azul, em português).
Segundo o Daily Mail, chamado de 'bastardo azul' pelos moradores da região norte da Austrália, o peixe era conhecido apenas por contos de pescadores. Até que, no ano passado, um pescador da cidade de Weipa enviou para Jeff Johnson, especialista em peixes do Museu de Queensland, um e-mail com a foto do animal que ele havia fisgado.
O nome científico Plectorhinchus caeruleonothus, do latim, é uma homenagem ao nome já dado pelos pescadores. "Caeruleo é azul e nothus é bastardo. Era o nome aplicado pelos pescadores ao longo dos anos e eu pensei: 'por quê argumentar com isso?'. Para mim, pareceu um nome perfeito", afirmou Johnson ao The Guardian.
"É praticamente um peixe único tanto na biologia como no comportamento. Assim, em certo modo, é surpreendente que tenha levado todo esse tempo para que fosse reconhecido oficialmente como uma nova espécie", afirmou Johnson.
(Foto: Reprodução/DailyMail)