Designer de moda e cientista criam vestido feito de cerveja
Redação/RedeTV!(Fotos: Divulgação/Nanollose/Adam Scott)
Um cientista australiano e uma designer de moda criaram um vestido a partir de um material bem diferente: cerveja. Gary Cass e Donna Franklin acrescentaram uma bactéria específica em alguns litros de cerveja fermentada. A mistura ocasionou a criação de fibras de algodão artificiais.
"Você adiciona uma bactéria chamada Acetobacter, que é encontrada na natureza, é amigável, não infecciosa, na cerveja. As bactérias 'bebem' o líquido e, em seguida, o convertem em uma fibra sólida", disse Cass ao canal Science Network. À descoberta, Cass deu o nome 'Nanollose celulose microbiana'.
Segundo o cientista, o vestido não tem cheiro da bebida e pode ser usado com facilidade, pois é fléxivel. A peça deve ser exibida na World Expo 2015, que acontece em Milão, na Itália, no final deste ano.
Esta não é a primeira vez que Cass faz moda usando apenas bebidas. Em 2012, a dupla fez outro vestido feito de vinho fermentado.
Segundo o cientista, a criação foi um acidente. Cass deixou um tonel de vinho aberto durante uma semana. Neste período, o líquido se solidificou acabou sendo usado para fazer vestidos.