Cadela amputada é condecorada por ajudar a salvar vidas em conflitos
Redação RedeTV!(Foto: Reprodução/Twitter/PDSA)
A cadela Lucca, que passou metade de sua vida como integrante dos fuzileiros navais dos Estados Unidos e, recebeu nesta terça-feira (5) uma medalha por ter ajudado a salvar vidas durante conflitos bélicos.
Ao lado de seu dono e parceiro, o sargento Christopher Willingham, Lucca viajou da Califórnia até Londres (Inglaterra) para receber a medalha britânica PDSA Dickin, que é a mais alta condecoração que um animal pode receber.
Lucca, de 12 anos, já fez mais de 400 missões em seis anos de serviço e chegou a perder uma pata dianteira, em 2012, quando ajudava militares na província de Helmand, no Afeganistão.A cadela verificava um explosivo no momento que um segundo explodiu, e acabou ferindo gravemente o animal. Ela foi levada a uma base militar americana na Alemanha, onde recebeu os primeiros atendimentos para salvar sua vida.
Mesmo no caso da explosão que a deixou sem a pata dianteira esquerda, nunca houve uma morte de soldados americanos nas patrulhas em que Lucca atuou.
Atualmente, a cadela curte a aposentadoria. Agora, como o primeiro cão dos fuzileiros navais a receber uma medalha do tipo.
Lucca hasn’t let her injuries stop her and she enjoys a happy and active retirement #PDSADickinMedalhttps://t.co/ruuvICt8Ua
— PDSA (@PDSA_HQ) 5 de abril de 2016