Pokémon Go: Os monstrinhos de bolso feito por brasileiros para brasileiros
Redação RedeTV!A ideia, alinhada com a desenvolvedora do jogo, a Niantic, era criar um material 100% nacional
(Imagem: Niantic)
A história dos "monstrinhos de bolso", conhecidos hoje mundialmente como Pokémon, começou em 1996 com o lançamento de "Red e Blue" para Game Boy. Desenvolvida por Satoshi Tajiri (criador), Ken Sugimori (designer de personagens) e Junichi Masuda (compositor), a franquia ganhou seguidores fiéis em todo o mundo e se adaptou a diversas mídias, chegando aos smartphones em 2016 com Pokémon Go.
Recentemente, uma campanha criada por brasileiros para brasileiros chamou a atenção pela sua abordagem única e envolvente. Conversamos com Lucas Pinheiro, diretor criativo da 3C Gaming, para entender melhor a inspiração, os desafios e o impacto dessa campanha.
Pokémon temos que… criar!
Inspirada pelo desejo de capturar a essência social e mostrar como Pokémon Go cria e fortalece amizades, Lucas explica sobre o maior ativo do game, a capacidade de socialização que permite que amizades floresçam de maneiras que não seriam possíveis em outros contextos.
A história apresentada reflete a brasilidade, principalmente o calor humano das interações entre os jogadores, algo muito bem recebido pela comunidade.
"Acho que foi um grande desafio porque, no fim das contas, Pokémon GO, acho que o maior asset do jogo é as amizades que ele consegue criar. Ele é um game que as pessoas se socializam e algumas amizades que não seriam possíveis em outros ambientes, elas são possíveis através do jogo. Nada reflete mais a brasilidade do que essa interação humana, esse calor ali que a gente conseguiu, creio eu, pelos comentários positivos da comunidade, transmitir."
“Eu escolho você!”
Pensado cuidadosamente para resgatar a nostalgia dos jogadores, a escolha dos personagens foi guiada pela lembrança afetuosa dos fãs brasileiros da primeira geração de Kantō. A campanha conta a evolução dos pokémons junto com a evolução das amizades, destacando como esses personagens icônicos continuam a ser importantes para os jogadores ao longo do tempo.
"A Niantic direcionou a gente pra trazer essa nostalgia. Os pokémons mais nostálgicos que a gente tem são os de Kanto da primeira geração. Eles fizeram parte da minha infância e queríamos dar mais destaque pra eles, inclusive mostrando a evolução. Numa cena no início, você tem 3 amigos com Bulbasaur, Squirtle e Charmander, e mais tarde, vemos eles mais velhos com Blastoise, Venossaur, representando essa evolução junto com a amizade deles."
Desafios da jornada para um mestre Pokémon
O maior impasse enfrentado pela equipe foi técnico, reflete Rafael. Especialmente ao inserir os pokémons nas cenas de uma maneira que parecesse natural e significativa. O diretor criativo destaca a complexidade de filmar sem a presença física dos ‘monstrinhos de bolso’ e a necessidade de respeitar a IP (propriedade intelectual), que possui um legado cultural significativo no Brasil. Essa abordagem técnica foi essencial para garantir que os pokémons se integrassem perfeitamente às cenas e respeitassem a memória dos fãs.
"Você tem que filmar as cenas sem de fato os pokémons ali na hora da filmagem. Esse foi o desafio técnico mais claro, até porque a gente precisava respeitar a IP Pokémon, que já virou parte da cultura brasileira."
É hora do duelo!
Trazer a essência brasileira para a campanha sem recorrer a estereótipos foi um dos principais objetivos da 3C Gaming. A equipe se concentrou em criar uma comunicação autêntica que realmente tocasse os jogadores, ao mesmo tempo em que buscou respeitar a autenticidade e a complexidade do público gamer brasileiro. Essa abordagem refletiu a comunidade gamer do país, combinando um toque humano com um profundo respeito pelo produto e seus fãs.
“Na 3C Gaming, a gente treina esse padrão de ter um conhecimento de comunicação integrada mas também de ter um olhar para o consumidor, especialmente para o público gamer. A gente respeita essa galera, é da nossa comunidade. Criamos algo que fosse integrado, que a comunidade gostasse e que realmente tocasse as pessoas, mas também respeitasse o público gamer."
De acordo com dados apresentados pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), o Brasil é um dos maiores mercados de smartphones do mundo. Em dezembro de 2022, o país tinha cerca de 249 milhões de aparelhos móveis em uso. Isso contribuiu para a popularidade de Pokémon Go no Brasil, onde aproximadamente 63 milhões de pessoas já baixaram o jogo.
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