23/12/2021 14:21:00

Terceira dose da AstraZeneca protege contra Ômicron, aponta estudo

Redação RedeTV!

Estudo da Universidade de Oxford avaliou 41 voluntários que receberam a dose de reforço 

(Foto: Agência Saúde DF)

Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Oxford mostrou que uma terceira dose da vacina da AstraZeneca aumenta “significativamente” o nível de anticorpos contra a nova variante Ômicron. A informação foi divulgada pela farmacêutica nesta quinta-feira (23).

A empresa também disse, em comunicado, que "os níveis observados após uma terceira dose foram maiores do que os anticorpos encontrados em indivíduos que haviam sido previamente infectados e se recuperaram naturalmente" das variantes Alfa, Beta, Delta e linhagens originais do SARS-CoV-2.

O estudo analisou amostras de sangue de 41 pessoas que receberam a dose de reforço.

“É muito encorajador ver que as vacinas atuais têm o potencial de proteger contra Ômicron após uma terceira dose de reforço. Esses resultados apoiam o uso de reforços de terceira dose como parte das estratégias nacionais de vacinas, especialmente para limitar a disseminação de variantes preocupantes”, disse John Bell, um dos pesquisadores da Universidade de Oxford que conduziram o estudo.

A nova variante já foi detectada em 106 países e já é dominante em vários países. Apesar disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que ainda não existem dados que permitam concluir que a Ômicron é menos ou mais grave que a variante Delta.

Veja também!

>>> Caixa paga Auxílio Brasil para beneficiários com NIS final 9 nesta quarta-feira (22)

>>> Congresso Nacional aprova Orçamento com R$ 4,9 bi para campanhas

>>> Mortes no trânsito aumentam 6,7% entre Natal e Ano Novo, segundo Detran SP

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários