Remédio produzido pela Pfizer pode reduzir risco de Covid-19 grave em 89%
Redação RedeTV!Resultado dos estudos foram divulgados nesta sexta (5) pela farmacêutica
(Foto: Divulgação/Pfizer)
Nesta sexta-feira (5) a farmacêutica Pfizer anunciou resultados de estudos de seu remédio antiviral oral, o Paxlovid, que mostrou reduzir o risco de internação ou morte por Covid-19 em 89%.
A farmacêutica informou em nota que planeja enviar os resultados para a agência reguladora dos Estados Unidos, Food and Drug Administration (FDA em inglês) para solicitação de uso emergencial do medicamento.
“As notícias de hoje são uma verdadeira virada de jogo nos esforços globais para deter a devastação desta pandemia. Esses dados sugerem que nosso candidato a antiviral oral, se aprovado ou autorizado pelas autoridades regulatórias, tem o potencial de salvar a vida dos pacientes, reduzir a gravidade das infecções por COVID-19 e eliminar até nove em cada dez hospitalizações ”, disse o presidente e CEO da Pfizer, Albert Bourla.
O Paxlovid é um tratamento combinado entre a pílula conhecida pelo nome experimental PF-07321332 junto com um remédio mais antigo chamado Ritonavir, que pode retardar a multiplicação do vírus no corpo, informou a empresa.
O estudo contou com a participação de 1.219 pacientes com Covid-19. Segundo a farmacêutica, 0,8% dos pacientes que receberam a combinação de medicamentos em três dias foram hospitalizados em quatro semanas – três de 389 pacientes – em comparação com 7% dos pacientes que receberam placebo, ou 27 de 385. E sete dos que receberam placebo morreram, disse a Pfizer. Ninguém que recebeu o tratamento morreu no mesmo período.
Veja também!
>>>SP estuda liberar o uso de máscaras no início de dezembro
>>>Covid-19: Estado de SP apresenta queda de 93% de mortes desde abril
>>>Manaus anuncia redução do intervalo entre doses de vacinas contra Covid-19
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube