04/04/2014 17:48:00 - Atualizado em 04/04/2014 17:50:00

Estudo mostra que ficar muito tempo acordado pode causar danos cerebrais irreversíveis

Redação/RedeTV!
Uma pesquisa realizada na Universidade da Pensilvânia concluiu que quem passa muito tempo acordado pode estar causando danos irreversíveis aos neurônios cerebrais.

Segundo o estudo, publicado no Journal of Neuroscience, ficar muito tempo sem dormir afeta o locus coeruleus, área do cérebro responsável pela cognição e resposta ao estressa. Como essa é parte que produz a noradrenalina, ela afeta também no humor e na ansiedade.

Veja mais:
>>> Empresa cria 'cápsula do sono' para que funcionários posam cochilar
>>> Saiba os benefícios de ter uma boa noite de sono


A neurocientista Sigrid Veasey, que atuou na pesquisa, disse que quem pensa que pode compensar o sono perdido com um longo período dormindo está errado. A médica diz que isso não passa de um mito e que "o dano já ocorreu".

O estudo é o primeiro a mostrar que existem riscos para a saúde quando ficamos muito tempo sem dormir. "Não se pensava até o momento que o cérebro pudesse sofrer danos irrerversíveis por causa da falta de sono", disse Veasey.

Ratos foram utilizados para investigar os efeitos da falta de sono. Os pesquisadores estudaram roedores após períodos de sono normais e, depois, comparavam os resultados com ratos que dormiam pouco.

O grupo que ficou acordado perdeu aproximadamente 25% dos neurônios do locus coeruleus. Os ratos que não ficaram acordados não mostraram sinais de danos nessa parte do cérebro.

Recomendado para você

Comentários