Queiroga atribui queda de 90% de casos e mortes por Covid-19 ao avanço da vacinação no Brasil
Redação RedeTV!Declaração foi feita pelo ministro da Saúde durante a conferência "As ações do Brasil no enfrentamento da Covid-19" em Portugal
(Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta terça-feira (26) que em sete meses o Brasil atingiu a queda de 90% no número de casos e mortes de Covid-19. A declaração foi feita durante a conferência "As ações do Brasil no enfrentamento da Covid-19" em Portugal.
"Em relação a nossa campanha de vacinação, é bom que se faça aqui uma nota: os esforços para imunizar a população brasileira não são só do ano de 2021. Eles começaram em maio de 2020, através de uma encomenda tecnológica feita a farmacêutica Astrazeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, que desenvolveu a vacina AstraZeneca. O Brasil alocou cerca de R$ 2 bilhões de reais com essa encomenda tecnológica e hoje já é possível produzir vacinas com insumo farmacêutico ativo produzido na Fundação Oswaldo Cruz", afirmou ele.
O ministro também ressaltou que a Atenção Primária de Saúde é uma das áreas prioritárias em sua gestão uma vez que a porta de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS) consegue resolver cerca de 80% dos problemas de saúde da população brasileira. “Em uma nação continental como o Brasil nós temos mais de 40 mil Unidades Básicas de Saúde, espalhadas em todos os estados do país, com mais de 53 mil equipes de saúde da família. São ações assim que fazem o sistema de saúde progredir", disse.
Veja também!
>>>Às vésperas da COP26, governo cria comitê sobre mudanças climáticas
>>>EUA detalham regras de reabertura para turistas vacinados
>>>Covid-19: corrida de São Silvestre exigirá comprovante de vacinação
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube