Pessoas com fome não devem tomar decisões, diz estudo
Redação RedeTV!Foto meramente ilustrativa (Foto: Reprodução/Internet)
Um estudo realizado pela Sahlgrenska Academy, faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Gothenburg, na Suécia, revelou que as pessoas não devem tomar decisões quando estão com fome.
Segundo as informações do Daily Mail, isso ocorre porque um hormônio chamado grelina, produzido pela falta de alimentação, causa um efeito negativo na hora de decidir algo, já que ele diminui a capacidade de controlar impulsos.
A líder da pesquisa, Karolina Skibicka, afirmou que o "aumento da grelina em níveis que são vistos apenas antes das refeições ou durante jejum, leva o cérebro a agir impulsivamente, além de afetar a capacidade de tomar decisões racionais".
Para chegar ao resultado, Karolina e sua equipe exploraram a impulsividade, dividindo esta em duas partes. A primeira em ação impulsiva: incapacidade de resistir as respostas motoras; e a segunda em escolha impulsiva: incapacidade de retardar gratificações.
Testes realizados em ratos de laboratório mostraram que os animais, quando estão com fome, tinham mais dificuldades em resistir a um alimento, mesmo quando eles sabiam que o jantar seria servido em breve.
"Nossos resultados mostraram que restringir os efeitos da grelina na área tegmental ventral (ATV), uma parte do cérebro que é um componente essencial do sistema de recompensa, foi suficiente para tornar os ratos mais impulsivos", explicou Karolina. "Quando bloqueamos a grelina, o comportamento impulsivo foi altamente reduzido", completou.
O estudo foi publicado no jornal Neuropsychopharmacology.