Número de casos do coronavírus no Brasil passa de 70
Redação/RedeTV! com Agência BrasilBalanço do Ministério da Saúde confirma 60 casos, mas outros 19 já informados por outros órgãos não foramc ontabilizados
De acordo com balanço divulgado na manhã desta quinta-feira (12), o Ministério da Saúde registra 60 casos confirmados de coronavírus (Covid-19) no Brasil. No entanto, esse número não contabiliza os outros 19 casos informados por outros órgãos. Assim, são mais de 70 casos confirmados no País.
Além dos já informados pela pasta federal, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco confirmou os dois primeiros casos estado nesta quinta. Ontem (11), o Hospital Albert Einstein em São Paulo anunciou outros 16 infectados pelo coronavírus.
Também na quarta, a Secretaria de Saúde na Bahia registrou o terceiro caso na região.
Pandemia
Ontem (11), A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de coronavírus. O termo é utilizado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. Atualmente, há mais de 115 países com casos declarados da infecção.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu para os países redobrarem o comprometimento conta a doença.
"Encontrar um bom equilíbrio entre proteger a saúde, impedir pertubações econômicas e sociais e respeitar os direitos humanos", disse Tedros.
Transmissão local no Rio de Janeiro
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) confirmou hoje (12) os primeiros casos de transmissão local de coronavírus no estado. Eles envolvem um homem de 72 anos, morador da capital, e a mulher dele, de 68 anos. Os dois apresentam quadro estável de saúde e estão em isolamento domiciliar. O casal não viajou ao exterior.
Decreto suspende aulas no Distrito Federal
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, publicou na noite de hoje (11) um decreto suspendendo as aulas na rede de ensino público e privado em escolas, universidades e faculdades durante cinco dias. Também estão suspensos os eventos com público superior a 100 pessoas e que exijam licença do Poder Público. A suspensão poderá ser prorrogada pelo mesmo período.
Investimentos para combater coronavírus
O ministro avaliou que a letalidade do vírus é baixa, mas que seu principal impacto é a sobrecarga do sistema de saúde, que demandará mais profissionais, mais leitos, mais insumos e mais recursos para o custeio dessa estrutura adicional.
“Você tem uma espiral de casos. Isso leva pessoas a procurar unidades de saúde. Se o vírus não tem uma letalidade individual elevada, ele tem letalidade ao sistema de saúde. Quanto mais agudo o ângulo de crescimento, mais pessoas ao mesmo tempo acionam o sistema”, comentou.
Veja também!
>>> Sobe para 52 o número de casos confirmados de coronavírus, diz Ministério da Saúde
>>> Tom Hanks e sua esposa, Rita Wilson, testam positivo para o coronavírus na Austrália
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube