Novo caso do "Superfungo" é confirmado em Pernambuco
Redação RedeTV!A segunda infecção trata-se de uma mulher que faleceu em 5 de janeiro
(Foto: Divulgação/ CDC)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou um novo caso de Candida auris, conhecida como "Superfungo", em Pernambuco, nesta quinta-feira (13).
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a segunda infecção trata-se de uma mulher de 70 anos, que faleceu no dia 5 de janeiro, por problemas neurológicos, e não apresentou nenhum sintomas para o fungo. Ela estava internada no Hospital da Restauração, mesma unidade hospitalar que o primeiro caso foi confirmado na quarta-feira (12).
O Superfungo é resistente a medicamentos e responsável por infecção hospitalar. Entre os sintomas estão, febre alta, tontura, fadiga e vômito.
Um terceiro caso segue em investigação e, segundo a Anvisa, esse pode ser considerado o terceiro surto de Candida auris no país. A agência informou que ainda não não foi identificada qual a forma de transmissão.
O que é Candida auris
Candida auris é um tipo de fungo que representa grave ameaça à saúde populacional por ser resistente a todos os remédios antifungos existentes, além de haver dificuldade de identificação, já que pode ser confundido com outros fungos.
O fungo foi identificado pela primeira vez me humanos em 2009, no Japão. Ele pode causar infecção sanguínea e outras infecções invasivas no organismo, e pode ser fatal em pessoas imunodeprimidas ou com comorbidades.
Veja também!
>>>Saúde: boa parte dos sistemas de dados será normalizada até sexta
>>>DF proíbe realização de shows e eventos com vendas de ingressos
>>>Doria recomenda limitação de 70% da capacidade em eventos em SP por conta da Ômicron
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube