Ministério da Saúde descarta possibilidade de Coronavírus em Minas Gerais
Redação/RedeTV!Secretária de Saúde do estado suspeitava de mulher que voltou da China
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) havia divulgado um comunicado na tarde desta quarta-feira (22) sobre um caso suspeito de Coronavírus no estado. O Ministério da Saúde informou poucas horas depois que “o caso noticiado não se enquadra na definição de caso suspeito da Organização Mundial da Saúde (OMS), tendo em vista que a paciente esteve em Xangai, onde não há, até o momento, transmissão ativa do vírus". Segundo a OMS, as transmissões têm ocorrido na província de Whuan.
O Ministério da Saúde descartou a possibilidade de contaminação no Brasil. Segundo nota da assessoria de comunicação do ministério: “Não há detecção de nenhum caso suspeito no Brasil de Pneumonia Indeterminada relacionado ao evento na China.”
A pasta também destacou uma série de ações que vêm sendo tomadas desde as primeiras notificações de casos de contaminação, como a notificação da área de Portos, Aeroportos e Fronteiras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a notificação da área de Vigilância Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A secretaria disse que a mulher não apresenta sinais de gravidade clínica, mas foi conduzida para o Hospital Eduardo de Menezes, onde foram acionados os Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do estado e da capital mineira para que fossem tomadas medidas para redução de risco de transmissão.
Os Coronavírus são conhecidos desde a década de 1960 e causam pequenas doenças respiratórias, mas uma nova mutação desses vírus vem assolando os países asiáticos, como Coréia do Sul, Japão e Tailândia e principalmente a China, onde já foram cerca de 470 casos confirmados com 17 mortes.
Veja também!
>>> MP acredita que "conluio" entre Vale e Tüv Süd levou à tragédia de Brumadinho
>>> Seguro-desemprego em atraso deve ser liberado até quarta-feira (22)
>>> Flamengo foi o 4º melhor time do mundo em 2019, aponta ranking da IFFHS
Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!