Menino de 12 anos constrói reator nuclear com itens comprados na internet
Redação/RedeTV!Jackson Oswalt é o mais jovem a construir esse tipo de equipamento
(Foto: Reprodução/Fox News)
Aos 12 anos, Jackson Oswalt fez o que nenhuma criança da sua idade jamais pensaria conseguir: construiu seu próprio reator nuclear. Morador de Memphis, no estado norte-americano do Tennessee, o menino, que hoje tem 14 anos, foi reconhecido pelo grupo Open Source Fusor Research Consortium, em 2 de fevereiro, como a pessoa mais jovem a realizar este feito.
Jackson transformou uma antiga sala de jogos de sua casa em um verdadeiro laboratório. O equipamento custou cerca de US$ 10 mil (o equivalente a R$ 37,4 mil) e exigiu 50 mil volts de eletricidade para funcionar - e liberar energia nuclear.
Em entrevista, o garoto contou sua jornada de criação - que envolveu muito estudo e compra de peças pela internet. "O início do processo foi apenas aprender sobre o que outras pessoas fizeram com seus reatores de fusão. Depois disso, montei uma lista de peças de que precisava. Eu consegui essas partes, principalmente, no eBay e, em seguida, muitas vezes algumas delas não eram exatamente o que eu precisava. Então eu tive que modificá-los para poder fazer o que eu precisava para o meu projeto", explicou Jackson em entrevista ao canal Fox.
O pai, Chris Oswalt, que trabalha em uma empresa de equipamentos médicos, disse que autorizou o filho a fazer os experimentos, mas garantiu a segurança do menino ao encontrar especialistas que pudessem ensiná-lo sobre energia nuclear e os perigos de trabalhar com radiação e eletricidade.
Para obter as informações necessárias, o adolescente utilizou ainda a plataforma online do grupo de entusiatas nucleares para tirar dúvidas e publicar sobre os avanços de seu experimento.
Jackson tomou o lugar do antigo recordista, Taylor Wilson, que, aos 14 anos, conseguiu o mesmo feito.
(Foto: Reprodução/Fusor.Net)
(Foto: Reprodução/Fusor.Net)