Imagem finalmente revela como é a visão dos golfinhos
Redação RedeTV!
(Foto: Reprodução/Free Images)
Um grupo de cientistas britânicos e americanos realizou um trabalho em que, pela primeira vez, foi possível entender como os golfinhos usam as ondas sonoras para perceber o ambiente onde estão. Ou seja, os pesquisadores conseguiram uma imagem que representa como é a visão desses animais por meio dos sinais de ecolocalização que eles emitem e recebem pela água.
Ainda assim, o resultado inicial surpreendeu, já que foi possível identificar facilmente a silhueta de um homem na imagem final:
(Foto: Reprodução/SpeakDolphin)
Para conseguir a imagem, eles utilizaram um sistema chamado CymaScope - criado pelo cientista John Stuart Reid e capaz de capturar as ondas emitidas. Essa técnica grava os sinais de ecolocalização imprimindo as vibrações sônicas obtidas pela água. O trabalho foi realizado no Centro de Descoberta dos Golfinhos de Porto Aventuras, no México, com uma fêmea chamada Amaya e um dos pesquisadores, chamado Jim McDonogh.
John Stuart Reid explicou que, quando faz uma varredura de um objeto utilizando sons de alta frequência, um golfinho captura uma imagem a cada toque, semelhante a uma câmera tirando diversas fotos. “Cada clique do animal é um pulso de puro som que chega modulado pelo formato do objeto”, afirmou.
Reid, que estava no Reino Unido, recebeu as imagens para serem analisadas após o experimento. Uma das características que marcam a habilidade de ecolocalização é a percepção de profundidade. Então, o pesquisador transformou as capturas de 2D para 3D e, ao fazer a impressão em terceira dimensão, obteve a imagem apresentada acima, que nitidamente mostra a forma de um humano.
Os golfinhos estão entre os dez animais mais inteligentes do planeta.