20/01/2015 14:39:00 - Atualizado em 20/01/2015 14:41:00

Crianças são mais afetadas por desidratação; saiba como prevenir

Redação/RedeTV!
Crianças e adolescentes de até 14 anos são as principais vítimas da desidratação durante o verão, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. 

Em 2013, mais de 9 mil pessoas foram internadas por desidratação. Entre elas, 37% eram crianças ou adolescentes, sendo as crianças de um a quatro anos de idade as mais atingidas nesta época do ano.

"Crianças menores acometidas por estes males sofrem uma grande perda de líquido. Além disso, não costumam ingerir muito líquido por conta própria, o que agrava a situação", afirma Leonardo Camargo, gastroenterologista pediátrico do Hospital Estadual de Diadema, unidade da Secretaria gerenciada em parceria Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). 

Veja dicas para prevenir a desidratação:

- Ingerir pelo menos 2 litros de água ou outros líquidos (como sucos) por dia. No caso de crianças ou idosos, sempre verificar se estão ingerindo água

- Não praticar exercícios físicos nas horas mais quentes do dia

- Usar roupas leves, para diminuir a perda de líquido pelo suor

- Como a diarreia é uma causa importante de desidratação, certifique-se de que os alimentos consumidos foram bem lavados e preparados adequadamente. 

- No caso do aumento das perdas de líquido (como na diarreia) a ingestão de líquidos, como água, sucos naturais e água de coco, é importante. O soro caseiro também é uma boa opção. Ele é composto de 1 litro de água filtrada ou fervida, uma colher rasa de chá de sal e duas colheres rasas de sopa de açúcar. Outra possibilidade é usar o soro para hidratação, disponibilizado em unidades básicas de saúde e farmácias.

Veja mais:

Recomendado para você

Comentários